UNIVERSALIDADE

Pela Graça de D-us:

“E agora os homens não enxergam a luz que brilha nos céus” (Jó 37:21)

“E assim fez Aarão: em direção à lâmpada central do candelabro acendeu suas lâmpadas” (Números 8:3, parashá Behaalotechá)

A pessoa precisa se liberar dos confins de suas preocupações privadas. Este é um conceito muito importante, pois estas preocupações permeiam todo o seu ser. Ou seja, o foco central de seus pensamentos é seu destino. Ela pensa: “Será que eu vou conseguir isso ou aquilo?”, “Como devo eu fazer isso ou aquilo?”, “Serei eu um que terá isso ou aquilo?”, etc. Estes pensamentos comuns da humanidade são responsáveis por reduzir a pessoa ao menor grau de pequenez existencial, trazendo tribulações físicas e espirituais constantes. É fundamental erguer as preocupações básicas da pessoa para a o nível da universalidade. O significado disso é transformador: O indivíduo com a mente erguida tem o foco no Divino, e isso se reflete no sentido universal que ele percebe a realidade. Mais ainda, ao buscar esta universalidade, a pessoa vem a se incluir em absolutamente tudo, no mundo todo e existência coletiva. Ela se tornar assim um ser universalmente sensível, compreendendo melhor e valorizando inclusive as suas preocupações privadas que através desta nova visão, são apropriadamente estabelecidas. Ela se ergue de sua mesquinhez particular e se incorpora em anseios maiores, a saber, universais. E dentro destes anseios existe o desejo constante que ecoa e preenche todo o mundo para que este nosso local de existência seja abençoado com a paz e harmonia plena. Este anseio é a ansiedade que agora transmuta de sua posição privada para o global. Este é o anseio real pelo Mashiach. Ainda que de formas intelectualmente erradas, o anseio universal do Mashiach, ele mesmo é vital para a elevação e sobrevivência mundial. Toda a pessoa que anseia pela vinda do verdadeiro Mashiach se torna um canal para trazer esta luz única no mundo. E é por isso que quanto mais firme for à visão da universalidade, tanto maior a alegria que a pessoa vivenciará e mais ela merecerá a graça da iluminação Divina. Tudo isso, pois ao elevar as suas preocupações privadas no âmbito universal, ela se habilita a perceber a Providência Divina que é discernível somente quando o mundo é visto em totalidade, pois Ela não Se manifesta aonde existe a falta e defeito. E se a Presença de D-us não paira no defeito, como Ela poderia pairar aonde só existe falta e pequenez, na entidade pequena, no seu ego e preocupações particulares? A visão universalista da realidade cria a condição de retificação ao indivíduo, pois suas falhas isoladas agora fazem parte de um “grupo Divino”, aonde todas as partes ausentes e falhas se complementam como uma grande alma perfeita e santa. A pessoa agora se ilumina, amém.

Rabino Avraham

17 opiniões sobre “UNIVERSALIDADE

  1. Shalom Rabino Avraham.

    Se me permite Rabino Avraham, fazendo uma profunda meditação do Post acima.( universalidade) Esta aflição e tristeza dentro do meu Cerébro, que está me consumindo, está ligada também a profecia do Profeta Daniel, cap 12: 01( Ikveta de Meshicha)?.

    Shalom e muito obrigado.

    Att.
    Márcio Roberto.

    • Os profetas e justos trazem as palavras de D-us sobre o passado, presente e o futuro do mundo. A crença fiel em D-us e em Suas palavras leva a pessoa a arder pela reunião sua e do mundo com Sua luz revelada: o destino do mundo na Era do verdadeiro Mashiach. E que seja em breve.

      Rabino Avraham

  2. Grato pela atenção e resposta, Rabino Avraham.

    Que Hashém, esteja comigo, dando força e corragem.

    Att.
    Márcio.

    Shalom.

  3. Boa Tarde: Rabino Avraham.

    O transcender e acender a níveis sobrenaturais e sublime, esse é desejo d´alma. Entretanto, essa casca espessa – tenta nos prender no nível inferior – a qualquer custo. O mundo das diversidades ilusórias – onde só enxergamos o físico e racional, somos produtos de uma sociedade secular, fria, analítica e distante do Espiritual. O rompimento com o físico, que o senhor nos ensina: tem que ser o nosso foco central em vida, pois o grau de iluminação/espiritual só virá, através do rompimento real – com as cascas que nos cercam a todo tempo – dia-a-dia. Olhar atrás do véu! Olhar atrás do véu! A minha Alma me chama a todo tempo – para explorar o infinito transcendente e emanante.

    Obrigado, Tudo de Bom!

    Hugo

    P.S. Os ensinamentos do senhor tem grande vida. É esplendoroso!

    • Muito blá blá blá sem sentido de frases meramente agrupadas. Como já disse incontáveis vezes a todos e agora repetido a você: seja bem mais modesto e evite assim tantos erros. Você não tem ideia do que está falando, apesar de que sua intenção é se expressar de modo positivo, e eu reconhece bem isso.

      Rabino Avraham

  4. Shalom Rabino Avraham! Impressionante como as aulas ministradas pelo Sr. vão direto aos anseios e duvidas do nosso dia-a-dia.
    Tenho passado por alguns problemas particulares que tem me desfocado e muito, não tenho a mesma concentração e dedicação, pois guando estudo algo ou até mesmo em minha orações, me perco remoendo assuntos particulares.
    Mais graças a D-us, e a sabedoria que o Sr. tem em identificar os nossos problemas tenho a receita de como me curar, e agora é só ministra-lo na medida certa.
    Agora é elevar meus pensamentos para algo universal ao invés de ficar dando abertura para o “outro lado”, e assim apressar a vinda do Único e Verdadeiro Mashiach se D-us quiser.
    Obrigado Rav
    Alessandro

  5. Shalom Rabino Avraham, com a graça de D-us que mais uma vez o Sr. direciona a nós respostas sutis sobre o que acontece hoje entre nós.

    (“E agora os homens não enxergam a luz que brilha nos céus” (Jó 37:21),
    (A pessoa precisa se liberar dos confins de suas preocupações privadas).

    Esta frase e tantas outras são de extraordinária profundidade, pois com meu conhecimento talvez demorasse anos para entendê-las de fato, e com a forma limitada com que me expresso, preencheria um jornal..! mas graças a Hashem que nos fez com todas as possibilidades de superar nossos sentidos ainda não estimulados obtive a seguinte mensagem:

    Realmente ainda estamos com olhos vendados em nossos confins, pois quem é agraciado com oportunidades para melhorar suas vidas e entendimentos santificados simplesmente as desprezam ou estagnam. Outros tem vontade de adquirir conhecimentos para melhorar suas vidas e emergir em conhecimento/santidade, mas são privados por algum motivo como: deficiência financeira, escolaridade ou mesmo um computador com internet. Tendo em vista tanta diferença entre os seres humanos, nós aspirantes a Noéticos e alunos do nosso Rabino, somos privilegiados e abençoados Graças a D-us, pelos nossos trabalhos, famílias e a misericórdia do nosso mestre.

    Portando devo todos os dias, por a mão me minha consciência e rever o que fiz, pesar com uma só medida meus atos e pensamentos, e em minhas orações pedir entendimento e assim aliviar o decreto que esta sobre nós se D-us quiser Amem.

    Shalom a todos
    Edson Bertoldo

  6. Shalom Rabino Avraham

    Quando deixamos de nos preocupar apenas conosco, e começamos a nos preocupar com a coletividade, expressamos amor, e através deste amor exercitamos a paz .(características de Aharon )
    Aquilo que desejamos de bom para nós, devemos estender também ao próximo .Isto ocorre quando cumprimos mitsvot que não favorecem somente a nós , mas também aos outros.

    “Seja um aluno de Aharom , perseguindo a paz, amando as criaturas e se aproximando da Torá, mas quando Mashiach chegar , e que seja logo , não será mais necessária perseguirmos a paz pois graças a retificação das midot, a iluminação da Menorá que representa cada pessoa ligada a Torá, brilhará pela eternidade além.” ( A BONDADE PARA AVRAHAM – pág 383)

    Tudo de Bom

    Bátya

  7. Boa tarde Rabino Avraham e caros colegas

    Diante de tantas palavras de sabedoria e luz para nossas vidas,
    tenho somente que agradecer por tudo que o sr. tem feito por todos nós.
    Muito obrigada por cada palavra de ensinamento que o sr. tem carinhosamente nos trazido diariamente,
    que possamos viver esses ensinamentos preciosos.

    Tudo de bom a todos
    Talita

  8. B”H.

    Bendito seja o ETERNO pela Sua Misericórdia que é imensa.
    Amado Rabino Avraham, que o Todo-Poderoso o abençoe e a todos da comunidade.
    A cada novo post que leio do Sr. mais vejo a Bondade de D’us sobre nós em levantar não só no Brasil, mas no mundo tão abençoado Arauto do ETERNO.
    Nós vivemos num país de pouco mais de 500 anos, e nesse ínterim as bases da educação e da “cultura” da sociedade tem sido impiedosas e anti D’us, e isso tem sido imposto não somente a nós mas aos nossos antepassados a” ferro e fogo”. Mas ao passo que nos engajamos na meta de retificação e de uma vida de temor Ao Um D’us Único e Verdadeiro, a luz começa a chegar até nós e quando olhamos a poucos metros de onde nos encontrávamos, podemos ver que estamos andando em direção a luz, ainda que a passos lentos por causa dos resquícios daquilo que nos foi imposto.
    A Universalidade é o oposto daquilo que nos foi ensinado secularmente, mas temos a oportunidade de nos alto avaliarmos em todos nossos atos e de vivermos essas verdades que nosso Rabino tem nos trazido, rezando e suplicando A D’us que nos fortaleça em humildade e ilumine para vencermos as “oposições”.
    Uma boa noite ao amado Rabinos e membros da comunidade
    Att,

    Joao L Falquenstens.

  9. Shalom Senhor Rabino Avraham e caros colegas!
    Senhor Rabino primeiramente muito obrigado por sua paciência e suas orientações, são de suma importância para todos.
    Muitas vezes meu foco é em um unico ponto, observo agora que tem muito mais a ser visto e que ao invés de reclamar, preciso me dedicar e agradecer mais a Hashem por todas as oportunidades que Ele esta me dando. Quero muito crescer espiritualmente, quero a cada dia entender mais e quero também estar próxima de Hashem.
    Que Hashem o abençoe sempre!
    Fabiana Mendes

Nenhum comentário será respondido

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s