MUNDO CAÍDO

Boa Noite Estimado Rabino Avraham e Colegas,

gostaria de compartilhar algumas palavras sobre a aula ” Mundo Caído ”

Como digo sempre as aulas do Rabino Avraham vem pela Providencia Divina no momento exato. Baruch Hashem !!!
Sempre é muito motivador quando se percebe ( dentro do limite de cada um ) que uma aula vai complementado a outra e trazendo mais explicações sobre enfoques diferentes.

Esta aula começa com um dialogo entre o Rabino Avraham e um aluno e logo nos primeiros minutos já estamos diante de explicações surpreendentes.

Mas o ponto desta aula que mais me tocou em particular foi quanto o Rabino Avraham faz o seguinte alerta :

Que quando qualquer um de nós nos propomos a estudar Torá com um mestre autentico.
Temos que estar cientes e conscientes que estamos diante de um Ato Da Providencia Divina.
É Hashem revelando o Seu Amor pela criatura.
Esta tomada de consciência é fundamental e vital.

Já que ao iniciarmos esta empreitada o lado do mal fará de tudo para que isto não ocorra.( que D’us não permita ) Mas esta é a função deles, é uma questão de sobrevivência.

O Rabino também explica, Graças a D’us, que todas dificuldades e empecilhos que ocorre com cada um no nosso dia -a – dia ,são para nos distanciar, desmotivar.
Ou seja, problemas com o emprego, com a família, de mal estar, etc, etc, possivelmente podem ocorrer para que haja o afastamento.
O alerta é que precisamos reconhecer isto !
(Uma explicação mais ampla e detalhada deste tópico os colegas poderão assistir no vídeo da Parasha Nitsavim é maravilhoso!)

Como sempre o Rabino trás uma explicação muito linda mas que ao mesmo tempo é também um grande alerta.

” A Torá é assunto de coração e mente, é um processo de transformação, de metamorfose ”

Ou seja se não esta ocorrendo mudanças em nossas personalidades, no nosso caráter, se ainda continuamos com os mesmos condicionamentos, idéias e teimosia algo esta muito errado.
O que esta acontecendo é auto ilusão, um engodo.
Estamos novamente usando o poder de escolha de forma corrompida, que D’us não permita.
Não houve um estudo verdadeiro, um aprendizado.

Por isto nesta mesma aula o Rabino nos ensina que devemos todos os dias clamar para Hashem para que nos dê força e iluminação, juntamente com o desejo sincero de arrependimento.
Já que esta batalha é para uma vida toda, e sozinhos somos extremamente vulnerais.

Colegas muito obrigada por ler estas palavras, e convido a todos para ouvirem esta aula linda e o vídeo maravilhoso.
Com certeza os colegas terão a oportunidade de se sentirem tocados e motivados.

Rabino muito obrigada pelas aulas preciosas, pela bondade em educar e orientar com tanto zelo.

Tudo de Bom e Doce
Eternamente Grata
Regina

3 opiniões sobre “MUNDO CAÍDO

  1. Graças à D-us,

    Bom dia Srª Regina,

    É uma providência divina trazer este áudio num momento como este.

    Esta aula é a qualidade do Rabino Avraham, “O Iconoclasta” da nossa geração.

    Identificamos isto principalmente em seu recente vídeo postado, quando ele diz que o isolamento é a decorrência do refinamento, Lech Lechá, o sair da casa de seus pais, o afastamento da antiga vivência comum, costumes, família, e de todos que optam pelo mundo idólatra.

    O Isolamento é uma força que o Iconoclasta usa para quebrar as cascas, os ídolos, e que na geração do patriarca, foi literalmente o quebrar das imagens de pau e pedra.

    Nossa geração sofre das conseqüências do helenismo. Os ídolos abusam na modernidade, nos arranha céus e casas luxuosas (ídolos de pau e pedra), nas distrações, enfim na satisfação do EU, nos desejos físicos. Chanuca é a manifestação contra esta ideologia, o Rav explica bem sobre o helenismo no primeiro seminário oferecido aos noéticos deste grupo (Chanuca), e também no seminário Casal Noético.

    É incrível como os posts parecem estar em ordem cronológicas, apropriadamente à parashá em questão, se D-us quiser, irei postar algo sobre o assunto, em breve.

    Muito obrigado pela dedicação amiga Regina.
    Edson Bertoldo.

  2. Boa tarde sr. Rabino Avraham .
    Prezados colegas
    Nessa aula o sr. Rabino, de forma detalhada fala sobre a influência grega na sociedade secular que encontra solo fértil para a propagação de sua filosofia hedonista que exalta a satisfação dos prazeres mais baixos e a deificação do corpo.
    Infelizmente desde a mais tenra idade, as crianças, que já nascem dentro nesse contexto são doutrinadas na cultura da auto-satisfação e posteriormente quando adolescentes e adultos assumem esse contexto como verdadeiro e buscam indiscriminadamente variadas formas de realizarem seus desejos.
    Fiquei muito tocada com essa abordagem, pois as crianças são jóias preciosas enviadas por Hashém e das quais deveríamos cuidar com todo nosso amor e guia-las no caminho da retidão.
    A educação escolar que deveria ter a função de ferramenta para reflexão e transformação encontra-se totalmente corrompida e premia os preguiçosos e ridiculariza os raros que se esforçam. Ela encontra como aliada nesse rebaixamento as famílias destruídas, os meios de comunicação e indústrias da beleza que estimulam os prazeres sensoriais, criando carências nessas pessoas para depois vender a elas os produtos que saciarão essas carências.
    Infelizmente a grande maioria não tem a mínima consciência disso e continua se sentindo feliz como está e tornando-se refratária a qualquer mudança.
    Mas Hashém, em sua infinita bondade, nos envia oportunidade para iniciarmos nossa retificação. Quando essa oportunidade surge que devemos agarrá-la com toda nossa força, coração e alma. È um presente de Hashém.
    Como ensina o sr Rabino Avraham e que foi exortado pelos colegas: “Sozinhos não temos força para ir em frente. Precisamos trabalhar em parceria”.
    Agradeço ao sr. Rabino pela aula maravilhosa e pela generosidade e paciência sempre presentes.
    Agradeço à amiga Regina pela bela Postagem e aos demais colegas pelos comentários.
    Sempre grata
    Sueli

  3. B’H.

    Caro rabino Avraham, dona Regina e todos os demais amigos, boa noite.
    Com certeza essa aula, como todas as outras, nos traz profundos aspectos de reflexão, e devendo ser ouvida outras vezes.
    Um tema que me prendeu muito nessa aula é sobre a reação de inconformidade que o lado do mal passa a ter quando percebe que nós, ao decidirmos viver em retidão e não mais em conformidade com o estilo de vida divorciado de HaShem e de Sua Vontade que nos foi ensinado desde a nossa infância, paramos de alimentá-la (a sitra áchra e as klipot), como que num ato de desespero do “outro lado” por ter nos perdido, é usado contra nós terríveis artimanhas, em outras palavras “munição pesada” na tentativa de reaver seus alimentos, para nos arrastar para o atoleiro do qual saímos ou lutando para sair, e tudo isso de forma sutil.

    E de como D-us em um ato de Amor pelas suas criaturas coloca pessoas iluminadas diante de nós, como uma oportunidade de ouro,para ajudar nos mostrando o caminho pelo qual devamos seguir em direção a HaShem. No meu caso, essa pessoa tem nome – rabino Avraham. Que de forma humilde e desinteresseira ajudou e ainda ajuda a muitos, de forma honesta, moral e verdadeira a se aproximarem de D-us.

    Sobre as formas sutis, elas não são totalmente desconhecidas de todos nós, e é justamente isso que é usado para que num momento de descuido ela tente triunfar.

    Peço desculpa de antemão se disse algo fora do contexto, e de igual forma agradeço a sra Regina por postar sobre essa aula preciosa, e aos demais amigos por colocarem suas impressões aqui. E em especial ao nosso Rav por tudo, desejo que HaShem continue o iluminando.
    Respeitosamente,
    Joao Luiz

Nenhum comentário será respondido

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s