PARASHÁ BESHALACH 5774

Shalom Rabino Avraham e caros amigos.

Mestre, permita-me expressar em algumas linhas um pequeno entendimento que surgiu ao escutar esta maravilhosa aula:

“Quem é como Tu entre os seres superiores Hashem, quem é como Tu resplandecente em santidade reverenciado em louvores feitor de maravilhas, maravilhas milagrosas, milagres maravilhosos”

O mestre inicia a aula lendo e revelando a obra disponível no site:http://nahardinur.blogspot.com.br/ , onde é explicado sobre grandes “maravilhas milagrosas” de Hashem para o Povo Santo, que atreves dos atributos Divinos são revelados de forma surpreendente “Esta força espiritual que opera para rebaixar o inimigo, ganhar guerras e salvar os que amam Hashem”. É ensinado que em algum grau o homem pode limpar os recipientes para que o Criador (Bendito seja) misericordiosamente derrame Bençãos, estas sendo o próprio entendimento da Torá de Hashem, pois nela está contida todas as informações codificadas, arquetípicas da Criação, as narrativas transcendem o tempo e se renovam a cada dia Graças a D-us.

Entendo nas revelações do mestre que o homem precisa aprender a reconhecer a cada instante as ações misericordiosas do Criador, sendo em eventos naturais ou mesmo com severidade de alguma admoestação que podem ocorrer como uma doença ou privação de alguma necessidade, em continuação o mestre explica que o ato de agradecer ao Misericordioso por tudo que podemos ver ouvir ou respirar e principalmente o que não percebemos através dos sentidos, deve ser entendido como milagres que muitas vezes não percebemos devido o fato de os sensos perceptivos estarem atrofiados, algo que necessitamos desenvolver mas que somente é possível com o andar no caminho da Torá.

“Porque verdadeiramente cada dia É Ele quem dá o favor, a benevolência a aquele que não tem méritos”

O mestre nos ensina que somente o Misericordioso outorga os decretos para o mundo, e que somente Ele revoga decretos, os quais somente são possíveis de serem mudados através das orações vindas do coração para Ele. Então a explicação se completa em contundência sobre os idólatras que dirigem as orações para seres inferiores/ídolos e esperam deles milagres e salvação, algo que nunca acontecerá pois como ensinado, não existe possibilidade alguma destes objetos interferirem nos decretos do Criador (Bendito Seja).

Em outro nível o homem que se enraivece permite que um ser inferior (deus estranho) o domine e assim causa o rebaixamento e destruição de sua alma. Lembro de dias tempestuosos quando era tomado por sentimentos estranhos causando desequilíbrio e confusão mental, chegando ao ponto de sentir dor física, hoje Graças a D-us, me esforço para ser comedido, sem excessos, tanto de felicidade ou qualquer sensação negativa, tento direcionar tudo cada vez mais aos ensinamentos do mestre e estudo de Torá.

“Faça o desejo dEle ser o seu desejo, para que Ele faça o seu desejo como se fosse o desejo dEle”.

Entendo que quando o homem se entrega a cumprir os desígnios Divinos com toda sua força e posses, faz o desejo dEle, então em oculto este homem recebe Iluminação em seus pensamentos que o tornam sábio e temente, porque “a recompensa de uma Mitzvá é outra Mitzvá” e assim a possibilidade de alcançar níveis elevados de entendimento torna-se algo real, que é o seu desejo, então nestes dias este homem passará a reconhecer os milagres do Criador através do desenvolver contínuo do senso perceptivo que o levará em algum grau a transcender este plano se D-us quiser.

Obrigado Rabino Avraham, que Hashem os abençoe com saúde e paz sempre.

Edson.

BEM, CONSIDERANDO O TAMANHO DO SHIUR, SEU COMENTÁRIO FOI APENAS UMA “BREVE INTRODUÇÃO”. MAS, ESSENCIALMENTE ESTÁ BOM. PRECISA DE MAIS DESENVOLVIMENTO, OU SEJA, MAIS EMPENHO ISSO VALE PARA TODOS AQUI. NÃO ME NEGO QUE SEJA PUBLICADO NO BEIT ARIZAL, MAS ESPERO MAIS DE VOCÊ. RAB. AVRAHAM.

3 opiniões sobre “PARASHÁ BESHALACH 5774

  1. Pela Graça de D’us.

    Prezado Rabino e Prezados Amigos:

    Peço permissão ao Rabino Avraham, para comentar sobre o presente shiur.

    A aula se inicia com o mestre destacando que a Parashá Beshalach é uma parashá de milagres e de cura. O Rav traz o verso da Torá, muito conhecido na liturgia judaica, o Rabino salienta – Shemot 15:11: “Quem é como Tu, entre os seres superiores, Hashem? Quem é como Tu, resplandecente em santidade, reverenciado em louvores, feitor de maravilhas”? Maravilhas milagrosas, milagres maravilhosos, afirma o Rabino.

    A presente aula, segundo o mestre, tratará da tradução na íntegra da obra do Rav, “Miracles”, da qual apresento, como estudo, a transcrição de alguns trechos, separados por parágrafos, com os comentários abaixo de cada parágrafo.

    “A essência de compreender um milagre é a sinceridade em reconhecer que, apesar que alguma coisa precisa ser feita com alguma urgência, a sua realização é claramente além da capacidade humana de fazê-la. Mais ainda, um milagre também pode ser uma ocorrência inesperada que beneficia o homem, a despeito de sua consciência de uma necessidade, tal como sendo salvo de um desastre iminente. Entretanto, quando o sucesso dessa ação, aparentemente impossível, é de alguma maneira alcançada além da compreensão humana racional, isso ocorre somente através da intervenção benevolente Divina, e portanto é chamado de um milagre, assim como está escrito: ‘Que possa o poder de D’us ser magnificado’. Quando D’us, abençoado seja Ele, influencia a Sua bondade, milagres e benevolências para o mundo ocorrem, e isso é, alegoricamente, considerado como sendo uma magnificação do Seu poder, uma vez que nós somente podemos falar das Suas ações, e não da Sua essência, que é completamente desconhecida para todos”.

    Eu não entendo as pessoas que não acreditam em D’us: o campo eletromagnético que circunvolve os astros, na vastidão do universo, é um milagre. A perfeita sincronia entre a luz do sol, o brilho da lua, os ciclos da natureza, como se todas as criaturas estivessem sendo cuidadas e acalentadas com amor, tudo isso é um milagre. O fato de o ser humano, enquanto criatura, ser uma mistura entre físico e espiritual, é um milagre. Minha alma, em sonhos, muitas vezes “vaga” por lugares que nunca tinha visto – a sensação é extremamente real –, sendo que, dependendo do sonho, o mesmo acaba acontecendo (no meu caso, raramente): isso é um milagre. Já fui salvo de muitas situações difíceis, assim como já tive a nítida sensação de estar sendo punido: não é possível, para mim, não acreditar que D’us está presente em tudo, e estou convencido de que os milagres ocorrem em nível de macrocosmo – por todo o universo –, e microcosmo – no cotidiano e nos pequenos detalhes. Milagres operados pelo Mestre do Universo.

    “A paixão sincera do homem, e intensa, na luz da sua necessidade urgente e vital, sobe ao céu como mayin nukvin (“águas femininas”), que é um despertar espiritual, iniciado pelo kli (“recipiente”, ou seja, o homem), e pode ser “respondida” como mayin duchrin (“águas masculinas”, a resposta celestial), até com um milagre, revelado ou às vezes, ou de alguma maneira, oculto, tudo dependendo do julgamento santo de YKVK. O eixo de tensão e milagre, por assim dizer, é esse ponto exato na realidade física, que a nova revelação Divina pode ocorrer, é o local exato e tempo, aonde e quando as guerras são vencidas, a doença é curada, assim como são feitas as maravilhas e milagres, se assim D’us desejar”.

    Já tive muitos desejos tolos, e acredito que ainda tenho muitos. Eu imagino o que seria de mim, se D’us tivesse atendido a eles, no passado. Estaria morto antes do meu tempo expirar, no planeta. E o que eu pedi? Fama, dinheiro, poder, luxúria…Há pouco tempo, rezei por diversas pessoas doentes, de meu conhecimento e, por extensão, para outras pessoas também. Eu vi a saúde dessas pessoas melhorar, diante dos meus olhos, e mal pude acreditar. E sim, considerei isso um grande milagre. Acredito que, desta vez, estou pedido a coisa certa.

    “Cada milagre é uma cura, é uma “incisão santa”, feita por uma necessidade absoluta, independente de mérito. A cura que sana de fato, é o ato mais equilibrado que existe: ele é equilibrado entre revelar a maravilha que está além da mecânica física da vida, junto com aquilo que aparenta ser um evento normal da natureza, um evento do dia-a-dia. Verdadeiramente, cada pessoa, comunidade ou nação, que urgentemente precisa de uma cura, deve rezar para Hashem, com a essência do agradecimento, para que, com esperança a ela, possa ser dado – nesse tempo de urgência total, certamente sem mérito – esse nível sublime de favor celestial, ou seja, não se reza por milagres, se agradece e se aceita os juízos Divinos, o agradecimento é fundamental. E assim como está escrito: “Ah, que os homens louvassem o S-nhor pela Sua bondade amorosa, e pela Suas obras maravilhosas, aos filhos dos homens” (Salmos 107:8). Nós não rezamos por milagres, mas agradecemos a D’us sempre, e particularmente durante as nossas necessidades, pedindo pela Sua supervisão caridosa e misericórdia infinita. Nós devemos sempre “transferir a nossa apreciação dos milagres aos outros” (conceito de pirsumei nissah, “espalhar o milagre”) (…)”.

    Hoje em dia, eu até faço alguns pedidos a Hashem, para a minha pessoa, mas tenho estado muito mais interessado em rezar pelos enfermos e pelos mortos, ou até a alguém que precisa de determinada graça. Rezo pelas pessoas, em geral: família, o Bnei Yisrael, o Rav, a comunidade Retidão Noética, a RENONG etc. Mais para os outros, e menos para mim. O fato é que fico feliz vendo as pessoas, as que realmente precisam, bem. O meu foco, além do que citei acima, tem sido de pedir perdão pelas minhas transgressões, e agradecer pela minha vida. Gratidão. Sinto que tenho que ter mais gratidão a D’us, pela minha vida. Isso eu faço quase diariamente, e devo isso às lições do Rabino Avraham, graças a D’us.

    “Quando a pessoa vivencia um milagre, ela pode instantaneamente apreciar e ver a realidade de YKVK operando no mundo. Uma crença que leva anos de concentração intensa, pode ser alcançada em um instante, através de apreciar eventos como milagres, e sinceramente reconhecer que a pessoa viu Hashem operar nesse mundo, de uma maneira revelada. O efeito disso, e a sua “transferência” apropriada (o difundir do milagre, o contar para outras pessoas) é tão poderoso que mesmo os reshaim (“perversos”) são positivamente afetados, assim como Lavan e Betuel ha-reshaim (“ambos perversos”), como descrito na Torá, escutaram a descrição do escravo de Avraham Avinu, Eliezer, tendo testemunhado um milagre, da chegada de Rivkah (“Rebeca”) na cena, e eles de modo devoto disseram: Me’Hashem yatza hadavar, “Esse assunto emanou de YKVK” (Bereshit 24:50). Isso vem do efeito espiritual intenso do Chashmal, essa “força espiritual” testemunhada pelo Profeta Ezequiel (Ezequiel 1:27), e com a mesma guemátria (378) desse passúk”.

    Sinto que as pessoas precisam de fatos concretos, para poderem comprovar a sua fé. Há tantas histórias, vídeos, fotos e relatos falsos, todos comprovando o desespero do ser humano, para acreditar em algo palpável. Assim, ao invés de difundirem milagres, difundem mentiras. Que eu saiba, há mais de três mil anos, houve uma revelação coletiva, em nível de povo, que foi a outorga da Torá no Sinai para o Bnei Yisrael, segundo o mestre ensina. Foi algo tão poderoso e sobrenatural, que ecoa até nossos dias. Acredito que este é um grande milagre a ser difundido.

    “Igualmente importante, são as revelações muito mais constantes do que chamamos de “milagres ocultos”, os quais precisam ser profundamente reconhecidos, porque eles mantém a ordem das coisas como elas devem ser, e também protegem e previnem muitos pegaim rah (“infortúnios”), os decretos severos, de recair sobre o homem que merece. Agora, todos os acusadores celestiais e mensageiros, trabalhando para YKVK, de modo a carregar os decretos Divinos para a humanidade, se originam nos domínios santos superiores das suas cortes, e é somente através da agência misericordiosa Divina dos milagres, que esses seres santos são frequentemente instruídos por YKVK, de cancelar os decretos iminentes, sejam eles para a morte, ou outras formas de punição. Saiba que um emissário de YKVK não pode jamais alterar ou perdoar qualquer decreto, portanto essa é a tolice absoluta da idolatria. Quando os decretos de YKVK chegam no nosso universo físico, dispensados pelos seus santos servos, a força que é revelada no mundo é de uma natureza muito específica, e ela não pode ser aplacada pelo homem. Esses servos santos simplesmente recebem as suas ordens, em uma cadeia de comando do alto. A tolice do homem que reza para eles significa o grave erro de idolatria, e uma perda total, porque nada virá disso, assim como os profetas nos ensinaram, não virá resposta alguma, porque eles não têm absolutamente poder algum: “Estúpidos e tolos são todos eles, a instrução dos seus ídolos é apenas madeira” (Jeremias 10:8)”.

    Quando eu leio alguma notícia, em nível de Brasil ou de mundo, com que olhos as tenho enxergado? Graças aos estudos, consigo perceber, ainda em um grau muito sutil, os ensinamentos do mestre. Sobre o parágrafo acima, ontem uma notícia me chamou a atenção: uma artista (?) foi salva da morte, pois estava extremamente enferma no hospital. De que maneira? Pessoas rezaram por ela, no local. Não que as orações tenham sido feitas de forma retificada, segundo os ensinos do mestre, mas agora a artista em questão se recuperou. Um detalhe: para alcançar o seu objetivo (fama, dinheiro etc.), segundo seus relatos, ela se envolveu com entidades negativas, inclusive fazendo doações aos locais profanos, aonde ela conseguiu esses favores. Para quem ela estava pedindo? Para quem ela estava rezando, até então? Graças a D’us, houve uma “correção de rota”, em relação do direcionamento das preces. Tenho consciência de que, diante da grandeza de fatos maiores, isso é muito pequeno. Mas é justamente por isso que me chamou a atenção: vi idolatria e pedido de misericórdia Divina nesta notícia. Baruch Hashem que a pessoa em questão sobreviveu.

    Uma boa tarde ao Rabino Avraham e a todos do Retidão Noética.

    Márcio

    MUITO BOM, MAS PODIA SER AINDA MELHOR. IGUAL, PODE PUBLICAR NO BEIT ARIZAL. RAB. AVRAHAM

  2. Shalom,

    Bom dia estimado Rabino Avraham, senhoras e senhores, peço permissão para publicar mais um comentário acerca de uma aula de exceção onde o Rabino Avraham traduz na integra sua obra Miracles disponível no site http://nahardinur.blogspot.com.br/ .

    A Parashat Beshalach trata de milagres, portanto essa tradução não poderia ser mais apropriada. Peço desculpas pela superficialidade do meu entendimento, portanto, vamos ao comentário.

    O Rabino começa nos explicando o que é um milagre, sendo portanto a revelação da influencia da Bondade Divina aqui no nosso mundo sendo entendido em Cabalá como a inter-relação entre as sefirot de Hod (majestade) e Guevurá (Coragem, força e poder). Essa interação entre as duas sefirot pode ser compreendida no conceito de interposição onde forças diferentes atuam em harmonia e equilíbrio sendo que Hod possui aspectos de Guevurá e Guevurá possui aspectos de Hod. Essa força é responsável pela vitória dos servos de Hashem. O Milagre somente ocorre onde existe a sinceridade e não onde ha conveniência. O milagre nada mais é que uma alteração das leis da Natureza (Elokin) realizada por Hashem, sendo Hashem uma vestimenta divina superior a Elokin. O milagre é um ato que não depende somente do poder infinito de Hashem mas também do reconhecimento do homem humilde e sincero que reconhece que este poder é muito acima do poder de compreensão humano. O Rabino explica o conceito de “aguas femininas” despertar espiritual do homem e “aguas masculinas” que é a resposta de Hashem podendo ser revelado ou não. O Rabino segue explicando que as orações de “hodaot” (agradecimento) são uma chave para poder aumentar a possibilidade dessa Benevolência Divina. É explicado que ainda que não haja mérito, não se reza pedindo milagres, mas sobretudo se reza agradecendo sempre os Juízos Divinos e aceitando a realidade tal como ela é. É importante também que a pessoa que vivencia um milagre transfira de maneira apropriada aos outros. Até mesmo os perversos podem ser influenciados de maneira positiva quando um milagre é divulgado.

    Aqui, faço meu papel para vos contar que no ano de 2004, quando ainda era um perverso de carteirinha tive um acidente de moto muito feio. Sem entrar muito nos detalhes, mas para terem uma ideia da magnitude do choque, eu bati em um ônibus a quase 100km/h, entrei voando em um restaurante e me levantei absolutamente intacto, sem nenhum arranhão. Uma testemunha logo veio perguntar se eu estava bem e me disse a seguinte frase: eu não sei se o senhor acredita em D’us, mas eu acabei de presenciar a Sua mão te segurando agora. Quem viu o acidente não acreditava nem que eu estava vivo. Esse acidente foi o fato na minha vida responsável pelo meu despertar para a responsabilidade espiritual, talvez após ter sido “tocado” pela “mão de D’us”. Graças a D’us, o que poderia ter sido uma tragédia foi um milagre salvando minha vida de maneira dupla. Na época eu não possuía a possibilidade de reconhecer este despertar ainda e pensava que ter ficado vivo (milagre revelado) era tudo. Mas eu não contava com a face oculta deste milagre, deflagrando essa centelha de vontade de me ligar a D’us e tornar-me um agente da Providência Divina, se Hashem assim permitir.

    Continuando na aula, o milagre é um recurso que Hashem utiliza para manter o Plano Divino em ação. Os milagres são trazidos ao mundo através de emissários que trazem decretos ou anulações dos decretos (essas anulações também pode ser considerado um milagre). Na sequencia o Rabino explica o que pode parecer evidente, mas que entretanto a humanidade que vive nas trevas sem perceber não compreende e continua cometendo esse erro se afundando ainda em mais escuridão. O fato é que os emissários respeitam uma hierarquia celestial e não escolhem o decreto que trazem, não tem poder para alterar, aliviar ou perdoar, mas as pessoas insistem em rezar para o emissário ao invés de rezar para Hashem, o autor dos decretos. E o nome disso é idolatria. A maior fonte de mau no mundo. É como pedir para o carteiro anular uma multa de transito. Ele somente trouxe a carta da multa. Ainda é mencionado que a possibilidade de realizar uma mitzvá é também a possibilidade de trazer adoçamento ou a rescisão de um decreto já emitido. Muito importante esse detalhe. O local santo onde os julgamentos ocorrem e os decretos são emitidos e eventualmente cancelados se chama Macon, e é também o local que poderíamos chamar de recepção dos agradecimentos a D’us. O Rabino entra em detalhes da liturgia judaica explicando que o julgamento esta nas pernas (sefiroticas), e fala da oração de Amidá onde ha uma flexão das pernas simbolizando agradecimento, demandando um adoçamento nos julgamentos.

    O Rabino explica como a misericórdia divina de Hashem preenche a mais baixa corte de justiça Adnut que é guevurá puro, mas através do nome Ekeyê, a luz de misericórdia penetra em guevurá adoçando os julgamentos. Esse fluxo de bondade e vida é direcionado à toda a criação graças a D’us. Misericórdia vence os julgamentos nesse nível. Mas caso o pecado seja grande, a Tumá bloqueia este fluxo e o julgamento é realizado com ausência de misericórdia, e Adnut julga com severidade para as reparações, e ainda, o espaço que seria destinado à misericórdia ainda é ocupado pela severidade, portanto dobrando o grau de severidade no julgamento. Isso explica as doenças miseráveis, guerras, e todo o tipo de sofrimento que se vê na Terra, pois a maior parte das pessoas são de fato desalinhadas às Leis de D’us. E de fato, quando o julgamento é deliberado o emissário traz o julgamento ao mundo até o fim. Dai a importância de trazer misericórdia a Adnut. O Rabino traz ainda com mais profundidade explicando que a diferença da “alimentação” do fruto da arvore da vida e da arvore do conhecimento do bem e do mal é de vital importância.

    A explicando continua no sentido que a origem de Gevurá (emocional) é Biná (Nível mental de compreensão racional), e se os juízos são adoçados na origem a consequência é o que podemos chamar de efeito cascata e portanto o intelecto retificado que faz bom julgamento não transfere emoções não retificadas permitindo então o adoçamento dos julgamentos. O assunto de fúria esta ligado ao emocional e intelecto não retificados. Essa explicação é impactante e segue com aspectos práticos da vida embasado por varias fontes o Mestre traz que o mal julgamento no nível intelectual traz a severidade no nível emocional, bloqueando a luz e preenchendo o emocional com a impureza. A consequência portanto é que o indivíduo é dominado pelas klipot desenraiza sua alma permitindo que o seu corpo seja habitado por outras forças e é completamente manipulado pelo domínio impuro. Tudo isso seria prevenido caso houvessem bons julgamentos na origem. Dai a importância da pessoa se permitir ser influenciada pela luz de Hashem e sinceramente transformar os parâmetros mentais para um nível superior, misericordioso e por consequência uma consciência mais expandida. Isso é um verdadeiro milagre. Somente assim podemos ter paz em nossas vidas. Adoçamento dos julgamentos é a verdadeira cura, é a verdadeira auto ajuda, mas somente o homem temente ao Eterno podem atingir este nível de consciência. E de maneira incrível da lógica divina, O Temor é um aspecto de Guevurá. Isso mostra que a retificação de guevurá torna o homem temente à Ha Kadosh Baruchu. Ai já é a inter-relação de Guevurá e Chessed.

    Dessa maneira a explicação segue que para a pessoa que busca seu caminho de retificação, nenhum mau vem de cima. Os julgamentos são para os perversos. Na realidade, os julgamentos não são maus também. Somente a restrição de percepção das pessoas as levam a tal interpretação. Como o acidente mencionado anteriormente que na altura eu achava que tinha sido uma catástrofe e finalmente me trouxe ao nível que estou hoje.
    O Rabino continua explicando que a oração apropriada pode ascender ao nível celestial de desejo voltando como forma de bênçãos e milagres.
    Na medida que nos queremos que Hashem realize nossos desejos, através do temor, Ele nos permite atingir o nível de Ratzon e de maneira divina os nossos desejos se tornam os desejos dEle. “Faça de seus desejos os desejos d’Ele”. Na realidade não é o Eterno que realiza nossos desejos, mas Ele muda os desejos os fazendo desejar as coisas que são apropriadas e benéficos para a nossa alma. “A oração é uma ferramenta espiritual para alterar a ordem natural da realidade”.

    O Rabino volta a mencionar o verso que ele menciona no inicio da aula: “quem é como Tu entre os seres superiores Hashem, quem é como Tu resplandecente em santidade e reverenciado em louvores e feitor de maravilhas” e nos explica que esse verso é uma grande meditação e traz grande adoçamento a todos os 320 estados de severidade. Além de outros insights de guematriot nos levando a Chessed e Keter.

    Podemos entender que neste processo descrito na obra Miracles, assim como forças opostas interagem, o mundo físico também interage com o mundo espiritual trazendo harmonia e cura que lapida a pessoa espiritualmente permitindo um refinamento dos atributos de personalidade e tornando a pessoa reta para poder trabalhar na elevação do nosso mundo, e na revelação da Presença Divina, difundindo a Luz santa de Hashem e preparando o mundo para a chegada do Único e Verdadeiro Mashiach, e que seja muito em breve. Amem!

    Agradeço a Hashem por ter colocado nosso Mestre nas nossas vidas, nos orientando de maneira apropriada e nos enchendo de luz com sua obra, transmitida com tanto carinho e cuidado. Mais uma vez, peço desculpas pelo meu limitado entendimento.

    Caetano Aguiar Azevedo

    MUITO BOM, MAS VEJA PRIMEIRO MINHA CORREÇÃO DOS SEUS PARÁGRAFOS, DEPOIS PODE PUBLICAR NO BEIT ARIZAL, NO LOCAL APROPRIADO. RAB. AVRAHAM

  3. Caro Sr. Rabino Avraham e amigos,

    Venho pedir permissão para trazer algumas linhas sobre a aula: “Beshalach: Milagres”, conforme obra oral do Mestre Rabino Avraham, em site Beit Ari”zal: http://beitarizal.org.br/2014/01/10/beshalach-milagres.

    Como de costume adianto meu pedido de desculpas pelos erros de entendimento, bem como, a pequenez das minhas palavras. Além disso, gostaria de expressar que esta representou uma difícil tarefa, pois tentar apreender as Santas palavras de Torá nesta aula foi particularmente trabalhoso, sendo que, reconheço minha incapacidade frente à profundidade que o Mestre traz, mesmo sendo cônscio intuitivamente que, como o Sr. Rabino Avraham diz: “podemos ir ainda mais longe!”

    O Mestre Avraham inicia a aula referindo que estamos na Parashá Beshalach, sendo essa “uma Parashá extraordinária, de milagres, de cura.”, trazendo citação de Shemót 15:11: ” Quem é como Tu entre os seres superiores, Hashem? Quem é como Tu? Resplandecente em Santidade, reverenciado em louvores! Feitor de maravilhas, maravilhas milagrosas, milagres maravilhosos!”.

    Em meu ínfimo entendimento, o Mestre Rabino Avraham faz referência aos milagres trazidos na Torá nesta Parashá, aqueles que o Povo Judeu testemunhou em Sua saída do Mitzraiym, quando estavam praticamente sem saída, quando viam a morte iminente, neste momento, D-us em Sua infinita Misericórdia, mostrou Sua força, detendo e vingando-Se do faraó e os seus e permitindo que Seu Povo pudesse seguir a Sua viagem em direção àquela que seria Redenção final. Enquanto ouvia as palavras de Torá do Mestre, meu coração e alma se encheram de alegria, pois de alguma forma, entendo que os milagres de D-us ainda ocorrem a cada dia, toda vez que alguém, consegue rebaixar seu ego, consegue vislumbrar que tudo aquilo que existe, somente têm seu sentido quando ligado a D-us, deixando para trás todas as ilusões do mundo e volta-se à D-us, agradecendo a existência e por sustentar tudo aquilo que o anima, então um milagre pode ter ocorrido, mesmo que oculto, sem sequer perceber, Hashem mostrou-se ao mundo, ainda que em nossa cegueira não possamos ver Sua Graça resplandecendo no mundo.

    O Mestre Avraham segue trazendo a obra “Miracles”, de sua autoria, fazendo a tradução da mesma, de forma a permitir que todos possam “beber” desta fonte Santa de Torá. O Sr. Rabino inicia referindo que “a essência de compreender um milagre, está no reconhecimento de que apesar da necessidade de algo ser feito com urgência, esse algo transcende a capacidade humana de fazê-lo, e mais ainda, pode ser um acontecimento que beneficia o homem a despeito de sua consciência de uma necessidade ”.

    Ouvindo as palavras do Mestre Avraham, entendo que para que tenhamos a verdadeira noção daquilo que podemos chamar de milagre, temos de reconhecer a nossa total insignificância, querendo dizer, é preciso compreender que não existe como modificar a realidade, exceto pela manifestação de uma interferência direta de Hashem, ou, pode-se ter uma total inconsciência sobre a necessidade desta modificação, contudo, D-us ainda que sem saber, atua de forma direta na realidade que o envolve e, desta forma, pode-se ter alterada a realidade, salvando o homem de um desastre iminente, ou mesmo de si mesmo. Pensando mais profundamente nestas palavras, a ideia é de que muitos milagres ocorram a cada dia em nossas vidas, milagres ocultos, como diz o Mestre Avraham,que nos protegem de situações duras, ou então, nos coloquem em situações que à priori não sejam tão agradáveis aos nossos olhos, contudo, representam uma grande oportunidade de crescimento.

    Creio que esta seja, em meu pequeno entender, uma das questões mais importantes deste trabalho que o Sr. Rav Avraham nos trouxe, que as oportunidades de crescimento representam milagres e que devem ser agradecidos de todo coração e alma, pois representam a infinita Bondade de Hashem para com a Sua Criação, pois mesmo sem méritos verdadeiros, D-us permite que os decretos Divinos sejam adoçados, permitindo Sua interferência de forma revelada ou oculta na realidade, em prol de uma necessidade de crescimento que o homem, muitas vezes, sequer tem noção.
    O Mestre Avraham segue trazendo explicações, através da Cabalá, de como D-us utiliza de Seus atributos (Sephirot) para atuar sobre a realidade, são explicações que eu não confesso apenas ter uma noção muito ínfima, sem poder compreender, guardando assim apenas aquilo que creio ser o mais importante em meu nível atual, que a essência de uma milagre está no desejo sincero de agradecimento a D-us pela oportunidade de crescer, pois somente Ele pode dar ao homem um caminho de crescimento espiritual, cabendo ao homem, reconhecer isso e glorificar a D-us sempre, guardando Sua Leis e Desejos, ainda que em situação de desespero e falta de compreensão de tudo que o cerca, pois assim, torna-se digno de receber um milagre, se D-us assim permitir.

    Caro Mestre Avraham e amigos, fico por aqui, embora muito curto este comentário, creio que seguir adiante, tentando adentrar em um nível que não tenho condições, seria temerário e infrutífero, assim, encerro aqui nestas linhas, reforçando meu pedido de escusas pela pequenez de minhas palavras e dos erros de entendimento.

    Rogo que D-us, Bendito Seja Ele, permita que, em nossa pequenez, sejamos dignos de sermos ajudados em nosso crescimento espiritual, com força e coragem para que algum dia tenhamos méritos verdadeiros.
    Tudo de bom a todos,
    Diego Malheiros.

    CURTO, MAS BOM! PODE PUBLICAR NO BEIT ARIZAL. RAB. AVRAHAM

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